Sophia de Mello Breyner Andresen - Poemas Ditos Por Ana Zanatti

17,99  (IVA incluído)
o custo de entrega não é incluído
Código produto - SKU 5603495884831
Disponível

Descrição

"SOPHIA: SEMPRE O OURO DA PALAVRA

 A voz de Sophia como escritora,  mas sobretudo como poeta, é das mais presentes e influentes da história da literatura portuguesa, marcando as novas gerações de leitores com a claridade sempre intensa do seu talento que uma boa parte da luz fundadora da Grécia clássica nunca deixou de marcar.

Sophia esteve durante décadas ligada à SPA como autora. A cooperativa dos autores portugueses continua a manter uma relação de diálogo e cooperação activa com os seus  herdeiros, que sabem ter nesta instituição o apoio justo e merecido.

Sabemos que há leitores que só neste ciclo comemorativo do centenário do nascimento da escritora descobriram de forma consistente e profunda a sua poesia que hoje tem uma presença mais intensa e motivadora nas escolas. Os seus livros para a infância têm também sido essenciais para o fortalecimento desta relação única.

Ainda conheci Sophia de Melo Breyner, com quem várias vezes conversei, e sempre admirei, para além do seu talento envolvente e apelativo, a sua elegância, o seu excepcional bom gosto e a sua classe. Quem ler o volume de correspondência por ela trocada com Jorge de Sena passa a conhecer melhor a personalidade de ambos e o modo como se relacionavam com o universo literário português, sempre gerador de inquietações e por vezes também de legítimas irritações. Nascidos com poucos dias de diferença, eram, em tudo ou quase tudo, estruturalmente diferentes, excepto, por certo, no amor à poesia como poderoso instrumento de descoberta, de partilha e de interpretação da vida e do mundo. Lendo-o aprende-se mais sobre Sophia e sobre Jorge de Sena.

Este disco, com a voz e a escolha de poemas de Ana Zanatti, actriz e escritora que tive a honra de convidar para este acto cultural  de celebração, constitui uma das formas de homenagem da SPA a um dos autores que representou e representa e também um modo de deixar connosco a sua voz poética e a magia da palavra que ela soube trabalhar como se fosse a mais rara das pedras cuja beleza o tempo apura e engrandece.

Sophia foi também homenageada, tal como Jorge de Sena, na gala televisiva da SPA e Março de 2019 no Grande Auditório do CCB.

Lembrando Teixeira de Pascoaes quando diz que “uma verdade , quando aparece no mundo, é por intermédio do poeta”, Sophia de Melo Breyner deixa-nos, nos poemas que integram este CD, a beleza tocante e única de uma voz que continua a iluminar-nos com a grandeza do que disse, do que amou e sentiu. Agora há que lê-la, por nós, por ela e sempre por amor à poesia."

 José Jorge Letria

Presidente da SPA

Detalhes

SKU
5603495884831
Categorias
Peso
0.15