Lenita Gentil - Maria La Portuguesa
Descrição
O lançamento de um disco de LENITA é, invariavelmente, um acontecimento de relevo.
Primeiro porque significa o consolidar de uma carreira plena de sucessos que muitos milhares de portugueses reconhecem e cantam, em Portugal e em qualquer parte do mundo onde estejam. Depois, porque nos trás uma voz cheia que nos enche a alma, forte que nos fortalece o espírito e quente que nos aquece a vida. Finalmente, mas não menos importante, porque reúne um conjunto de autores, músicos e técnicos cujos talentos orientadamente se complementam, de modo a fazer surgir o lamento, a diversão e a saudade em forma de arte, ou, se preferirem, o Fado.
Na soberba recriação de MARIA LA PORTUGUESA fica demonstrada (como se tal ainda fosse necessário) a garra de uma intérprete de excepção, ao mesmo que se percebe a entrega total de uma sensibilidade invulgar.
Nos restantes títulos, que em nada o desmerecem, assistimos não só ao promissor “baptismo” de temas inéditos, como ainda ao revisitar de “números” (perdoe-se a gíria fadista) que, sendo geralmente considerados clássicos, não tinham ainda ganho a mais-valia desta característica interpretação.
LENITA - MARIA LA PORTUGUESA salta à vista e ao ouvido. É um daqueles discos que faz impressão deixar ficar na prateleira da loja . Temos que o trazer, temos que o tocar. Adivinhamos um ambiente, uma cumplicidade, mesmo que não seja nossa intenção reproduzir na íntegra o espectáculo a que talvez tenhamos assistido.
Vale por si.
Vale a pena.