Lenita Gentil - Momentos
Descrição
Momentos...
Com mais de 80 discos já gravados, a cantora que se estreou com 16 anos aos microfones dos Emissores do Norte Reunidos, do Porto, pela mão do maestro Resende Dias, tem no seu currículo, diversas passagens por festivais de música nacional e internacional.
A sua estreia televisiva no programa "Riso e Ritmo" (1964), de Francisco Nicholson e Armando Cortês, abriu caminhos a uma carreira artística de excepção.
Entre outros prémios, ganhou o Festival da Canção da Figueira da Foz (1967), o Óscar da Imprensa (1968), Festival Hispano - Português do Douro (Aranda Del Duero) em1966, 1968,1969 e 1970)) e o Prémio da Crítica nas Olimpíadas da Canção, em Atenas (1973)
Da sua discografia destacam- se os enormes sucessos ‘ Eles Foram tão Longe", tema da autoria de Carlos Paião e "Preciso de Espaço" (Vasco de Lima Couto/Verónica).
Com uma actividade constante, Lenita tem percorrido os palcos do mundo de quase todos os Países
Participou no filme "Os Toiros de Mary Foster", de 1972, onde protagoniza o papel de cantora.
Em Outubro de 2005 também a Ovação lançou o álbum "Outro lado do fado" com temas inéditos adaptados a músicas do fado tradicional, e temas criados por Amália Rodrigues que lhe valeram o “Troféu Amália Rodrigues” para o Melhor Álbum de Fado.
Conciliando a sua carreira artística, Lenita Gentil pode ser ouvida quase diariamente na casa de fados 'O FAIA' lugar incontornável e histórico (mais de meio século existência) por onde passaram os maiores nomes Fadistas.
A versatilidade de Lenita é uma das características que marcam a sua carreira e que passa não só pelo Fado, como também pela música ligeira.
Por isso, não admira que a artista pop canadiana KD Lang tenha dito que Lenita Gentil era a melhor voz feminina do mundo… ' Poderosa, sentida, aguerrida, vibrante, ela faz o que quer das cordas vocais'...
O novo Cd que agora apresentamos de título 'Momentos' consegue reunir versatilidade e qualidade atendendo à participação de grandes músicos que trabalharam neste projecto e ao fantástico reportório seleccionado:
Com arranjos musicais e misturas de Edu Miranda e Toniko Goulard , acompanhados por Giovani Goulart na percussão, acordeão e piano, pela guitarra portuguesa de Fernando Silva, Edu Miranda no bandolim é também responsável pela produção deste novo trabalho.
Edu é um nome incontornável da música portuguesa e brasileira, com um percurso de já 22 anos.
Discreto, e nem sempre com grande visibilidade da parte dos media, o seu trabalho sempre foi valorizado por grandes nomes da música tendo assim participado em diversos trabalhos editados com destaque para: Gilberto Gil, Mário Laginha, Maria João, Martinho da Vila, Filipa Pais, Pedro Jóia, João Afonso, Rui Veloso, André Sardet, Luís Represas, Isabel Silvestre, além do trabalho que desenvolveu durante vários anos com o grande mestre da guitarra portuguesa António Chainho.
Neste novo CD Lenita interpreta magistralmente grandes autores e compositores: Canção Com Lágrimas (Adriano Correia de Oliveira e Manuel Algre), 'Canzone Per Te' popularizada em 1968 por Sergio Endrigo, 'Hasta Siempre Comandante' (da autoria de Carlos Puebla, transformou- se num autentico hino de homenagem a Che Guevara) e 'Morna de Nha Lisboa ' (composição inédita de Rogério Oliveira/Grupo Boémia e F. Pereira/Grupo Romanças) e 'Saudades do Brasil Em Portugal' celebrizado por Vinicius de Morais.