Arlindo de Carvalho - Coimbra Dentro da Alma
Descrição
O Fado de Coimbra tem um apelido certo e muitos nomes próprios. Quer-se dizer: ouvimos um fado e, se dizemos que é de Coimbra, é porque lhe reconhecemos o timbre único das guitarras, a forma peculiar do acompanhamento e, em regra, a interpretação de um tenor. Mas também lhe descobrimos influências da música tradicional, levadas para a Universidade por alunos seus oriundos das diferentes partes do país.
Arlindo de Carvalho é autor de mais de mil canções, em muitos estilos da música popular portuguesa, desde o folclórico aos fados de Lisboa e de Coimbra.
Inúmeros cantores nacionais e estrangeiros interpretaram canções suas, entre eles Amália Rodrigues.
Neste trabalho de Arlindo de Carvalho está bem patente não só a influência do fado tradicional de Coimbra mas também a da música tradicional da Beira Baixa e do Alentejo, em algumas das suas composições.
Arlindo de Carvalho escolheu criteriosamente poetas e escreveu canções, incluindo no disco dois temas marcantes do Fado de Coimbra, os únicos que não são assinados por si, de modo a mostrar as raízes dessa árvore de vários ramos que este músico, sénior e sempre jovem, soube fazer florescer, ao interpretar superiormente e sem vícios de forma este punhado de canções. De fados. De Coimbra.
Nuno Gomes dos Santos
'Coimbra Dentro da Alma' espelha bem o atrás transcrito. Uma produção musical cuidada demonstra perfeitamente bem o talento dos 3 músicos participantes:Carlos de Jesus na guitarra portuguesa, Paulo Larguesa na guitarra clássica e Aníbal Moreira na guitarra baixo.
A poesia de Fernando Pessoa, Luís de Camões, junta-se às autorias de Menano, Fernando Machado Soares, Eduardo Olímpio, Nuno Júdice, Hernâni Correia, Nuno Gomes dos Santos, Jóse de Vasconcellos, Fernando Grade, Moncho Borrajo e Marília Gonçalves. é musicada por de Arlindo de Carvalho duma forma que, não nos surpreendendo, certifica em tons maiores a versatilidade deste popular 'cantautor'.