José Mesquita - Alain Oulman em Jeito Coimbrão images

     


José Mesquita - Alain Oulman em Jeito Coimbrão

SKU: 5603495882219

Prix: 9,99 €

Ce produit n'est pas en stock

Le prix include TVA 23%, Frais de port ne sont pas inclus

  •    José Mesquita, Professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, doutorado em biologia, e também cantor de renome da Canção Coimbrã, começou a interessar-se pelo Fado/Canção de Coimbra, ainda quando estudante liceal em Viseu. Enquanto estudante, participou, espontânea e despreocupadamente, em “serenatas de rua” que, na década de 50, a par de outras “praxes” e tradições, ainda “alimentavam” a mística da Coimbra romântica. Após uma interrupção na actividade musical durante a preparação do seu doutoramento, recomeçou a cantar em público em 1975, a convite do seu colega e amigo, Prof. A. Pinho Brojo ( guitarrista de grande relevo nos anos 40-50 ) que, entretanto, tinha também retomado a actividade artística. Esta colaboração culminou com a gravação dos seus dois primeiros álbuns. O Fado de Coimbra é normalmente caracterizado por uma relativa sobriedade, que permite caracterizar e distinguir determinada melodia de outra. A guitarra é o instrumento típico para tocar o fado, é ela, que, com os seus acordes, personaliza cada tipo de fado, acordes esses que são secundados pela viola que acompanha a melodia executada pelo guitarrista. 
  • Sobre este Albúm, Manuel Alegre escreveu: Nem Tabus Nem Fronteiras 
  • José Mesquita é uma das vozes emblemáticas da fado de Coimbra. Com António Portugal e António Brojo gravou um disco que é uma viagem no tempo, uma peregrinação pelos diversos tempos de Coimbra, das sua guitarras, dos seus poemas e do seu canto. Um marco histórico. Mas não é homem de de se acomodar. E resolveu partir para outra e mais arriscada aventura: homenagear Alain Oulman e Amália, interpretando-os segundo o modo de cantar de Coimbra. Ele próprio diz que não há regras que permitam definir o Fado de Coimbra, é um modo de cantar. E ei-lo agora a quebrar outros tabus e a derrubar fronteiras: Alain e Amália no tom e na cadência do fado e da balada de Coimbra. Fui amigo de ambos e sei que para eles também não havia fronteiras, nem para a criação nem para o canto. Por isso são universais. E por isso estou convencido que gostariam de se ouvir assim, na voz de José Mesquita, ao modo de Coimbra.
  • Manuel Alegre 

+351218364000 - Commandes téléphoniques
2ª-6ª feira, 9:00h - 13:00h e 14:00h - 18:00h

 


Détails du produit


Catégorie: Fado de Coimbra

Poids du produit: 0.12 kg.

Code du produit - SKU: 5603495882219



Produits similaires


“ Trovas Serenas” O Fado de Coimbra é normalmente cara...
7,49 €
  
  


  
  

  
  

  

Newsletter

 
Souhaitez-vous recevoir des notifications par email concernant les remises, les offres spéciales ou les nouveaux produits?





  

  

Depoimentos

 

I hope you are well. I am writing this mail with tears in my eyes, this is just a small message to say a BIG THANK YOU for my parcel I received...

Rui Jorge Pires Barreto, Africa do Sul

Voir plus de témoignages