Various Artists - As Grandes Marchas de Lisboa
Descrição
No mês de Junho, Lisboa transforma-se numa cidade cheia de festa e alegria.
O ponto mais alto das Festas de Lisboa acontece na noite de 12 para 13 de Junho, quando Lisboa comemora o seu Santo Padroeiro - Santo António.
Realizam-se assim as Marchas Populares, uma tradição centenária da cidade de Lisboa, onde todos os anos, a Avenida da Liberdade recebe as dezanove marchas que representam os bairros típicos de Lisboa.
Santo António, tem também a sua característica casamenteira. "Santo António, Santo Antoninho: Arranja-me lá um maridinho..." é um dos mais antigos pregões populares, consubstanciado numa longa tradição casamenteira.
As décadas de 50 e 60, aliás, marcaram definitivamente uma tradição que teve grande acolhimento popular na cidade de Lisboa, As Noivas de Santo António.
A iniciativa era patrocinado pelo extinto jornal Diário Popular e por alguns comerciantes que ofereciam a indumentária para a boda.
Disputado por Pádua e por Lisboa, o Doutor da Igreja, como foi reconhecido pelo Papa Pio XII, transformou-se no santo mais popular da capital portuguesa. Os lisboetas, esses, entronizaram o santo, na verdadeira acepção da palavra, e colocam-no em nichos um pouco por todo o bairro da Sé, onde Fernando/António nasceu há 804 anos.
A edição que agora apresentamos retrata fielmente AS GRANDES MARCHAS DE LISBOA cantadas por três grandes intérpretes: Maria da Fé, Ada de Castro e Lenita Gentil deram 'alma' e côr interpretando famosas marchas transformadas em autênticos hinos a Lisboa na década de 70.