Portuguese Guitars

4,99  (IVA incluído)
o custo de entrega não é incluído
Código produto - SKU 5603495877871
Stock limitado

Descrição

 A designação da Guitarra tem diversas origens: há quem defenda que advém do vocábulo grego Kythara, que mais tarde os latinos converteram em Cithara.

 Mas há quem, discordando desta opinião, defenda que deriva sim de Cythara, o antigo nome da ilha grega Cerigo, a qual era considerada como o paraíso da poesia e do amor, e na qual existia um templo dedicado a Vénus.

 Como esta matéria não reúne qualquer consenso, há ainda quem prefira acreditar que a origem do nome guitarra remonta à Idade Média, sendo a sua invenção e construção da responsabilidade de um mouro espanhol que daria pelo nome de Al-Guitar.

 Autores e compositores Portugueses - como Pedro Caldeira Cabral e António Portugal, entre outros ,defendem que a actual guitarra portuguesa resulte de uma fusão entre dois instrumentos: O Cistro Europeu, ou Cítara (utilizado em toda a Europa Ocidental durante o Renascimento, que apresenta uma forma extremamente semelhante e até, em alguns casos, o mesmo número de cordas e afinações que a guitarra, e que terá sido introduzido em Portugal no século XVI) e a Guitarra Inglesa (aqui introduzida no século XVIII, no Porto, difundindo-se depois rapidamente a norte de Coimbra). Isto poderá explicar as diferenças de construção, de estrutura e de afinação entre a guitarra de Coimbra, com origem no Porto e a de Lisboa.

 Seria então que um construtor anónimo do século XIX, respeitando o instrumento anterior, adapta as cabeças da viola de arame à guitarra e, como estas tinham doze cordas, viu-se obrigado a alterar o encordoamento, redistribuindo-as em seis ordens de cordas duplas e adicionando cordas de aço aos bordões. Esta foi, seguramente, a maior transformação de todas, e aquela que mais terá contribuído para que a guitarra adquirisse a especificidade que lhe conhecemos hoje, com doze cordas e cravelhas.

 A Guitarra Portuguesa tem em Carlos Paredes a sua maior expressão. Porém não podemos esquecer autênticos Mestres da execução deste instrumento.

 A OVAÇAO , orgulhosamente, detém no s/ vasto catálogo verdadeiras preciosidades deste tão prestigiado e popular género musical.

 O CD que agora lhe apresentamos, reúne verdadeiras celebridades : Pedro Caldeira Cabral, António Chaínho, António Bessa, Francisco Carvalhinho, Jaime Santos, Manuel Mendes e Jorge Fontes foram os sete magníficos músicos que escolhemos para esta primeira colectânea.

 Doze (como as cordas da guitarra) são os temas de rara beleza que selecionámos especialmente para si. As célebres 'Variações' ,'Rapsódias' diversas e grandes composições, são o conteúdo deste disco que se transforma num documento único e imperdível- Um verdadeiro tesouro.

Guarde-o bem!

 

Detalhes

SKU
5603495877871
Categorias
Peso
0.12
Tags