Nuno da Camara Pereira - Lusitânia

7,49  (IVA incluído)
o custo de entrega não é incluído
Código produto - SKU 5603495880208
Disponível

Descrição

  Nuno da Camara Pereira dispensa apresentações. O fado corre-lhe nas veias. Sobrinho de Maria Teresa de Noronha, primo de Vicente da Camara, Frei Hermano da Camara e Teresa Tarouca, Nuno da Camara Pereira nasceu em Lisboa em 1951. Desde muito cedo que aprendeu a gostar de Fado mas só em 1977 pisaria um palco. Estreava-se no Coliseu dos Recreios num espectáculo de variedades. Em 1982 chegava às lojas “Fado!”, o seu disco-estreia, composto na sua maioria por novas gravações de clássicos e com dois dos temas mais relevantes da sua carreira “Cavalo Ruço” e “Acabou o Arraial”. No ano seguinte sairia “Sonho Menino” e em 1985 o seu trabalho homónimo cujo aplauso e críticas teriam o seu culminar num grande concerto na Aula Magna, em Lisboa, com lotação esgotada. Seguiu-se, um ano depois, “Mar Português” que conheceu um grande êxito comercial graças aos temas “Estou velho”, um inédito de Carlos Paião e “Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo”, um original de Roberto Carlos. Após vários espectáculos nacionais e internacionais, Nuno da Camara Pereira edita “A Terra, o Mar e o Céu” e “Guitarra”, de 1987 e 1989 respectivamente. Dez anos tinham passado na carreira do fadista e para celebrá-lo edita “Colectânea” onde êxitos como o “Embuçado”, “Malmequer Pequenino”, “Lua Minha Testemunha” e “Cantigas da minha Rua”, de Dany Silva, foram recriados e recuperados. Enquanto em 1993 sai “Tradição:Fados de Maria Teresa de Noronha” em conjunto com José e Vicente da Camara Pereira, dois anos depois edita “Só à Noitinha”, disco que juntamente com “Tudo do Melhor” (1997) determinam o fim do contrato com a EMI-VC e que é apresentado no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. 

Ao longo destes últimos 25 anos, Nuno da Camara Pereira atingiu com os seus discos números de vendas que apenas se julgavam acessíveis a grupos de Pop e Rock. Não é habitual um fadista atingir galardão de Duplo Disco de Platina. Miguel Esteves Cardoso, respeitado jornalista, escreveu:

Nuno da Camara Pereira preenche o lugar do Fado. Fá-lo com toda a alma, sem falsas vergonhas ou refractárias reformas. A sua bonita voz está devoluta a um sentimento enorme de saudade, entregue ao espírito das ruelas e das pátrias – cada nota é uma pequena história de passadas grandezas. Nuno da Camara Pereira é com toda a força, a continuação jovem, senão mesmo a renovação do Fado.

Em 2001, e já pela mão da “Universal”, o fadista convida grandes nomes da música latina para “A Última Noite”, um disco de duetos onde o fado e a música romântica demonstram a sua dedicação cantando em Castelhano e em Napolitano. 

Em 2003, para celebrar os seus 25 anos de carreira e as suas recentes incursões num Fado cada vez menos tradicional, Nuno da Camara Pereira e a OVAÇÃO (sua nova editora) presenteam o público e a crítica ao editar um DVD ao vivo no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. 

Com data de lançamento marcada para o próximo mês de Maio, o novo Cd de Nuno da Camara Pereira, será editado pela OVAÇÃO. Com o título 'Lusitânia' a nova edição discográfica é aguardada com natural expectativa já que o seu último trabalho 'Fado à Minha Maneira' data de finais de 2004. Com produção e arranjos musicais da responsabilidade de Custódio Castelo, o regresso ao bom gosto musical pela voz inconfundível de um dos maiores fadistas nacionais. Nuno da Camara Pereira tem nos últimos anos dividido a sua carreira artística com as funções de Deputado Parlamentar tendo activamente participado na elaboração da legislação sobre a 'Lei da Rádio' que visa maior divulgação da música produzida e cantada em Português. 



Detalhes

SKU
5603495880208
Categorias
Peso
0.12