José Fialho - Vivências
Descrição
José Alexandre Fialho Nogueira nasceu em Terena, concelho do Alandroal a 2 de Fevereiro de 1947.
Licenciado em Historia pela Universidade de Lisboa, José Fialho possui larga experiência como Docente tendo lecionado em várias escolas e Externatos nacionais. Foi Orientador Pedagógico na Escola Secundária Josefa de Óbidos, no Externato Valssassina e monitor do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Em Julho de 1997 enviuvou, tendo- se retirado formalmente do Ensino. Voltou às terras que o viram nascer e crescer, Terena e Vila Viçosa. No seu recolhimento, encontrou inspiração para publicar 2 livros: Sentimentos (2012) e em 2015 juntamente com Virginia Costa 'A Todos Os Tempos Pertenço' Em ambas as publicações Jose Fialho mostra- nos alguma da sua Poesia plena de sentimentos e experiências de vida.
Nos últimos tempos tem enveredado por caminhos novos na procura de uma doce Vida Interior, a um novo Ensino e a uma nova Mestria que o possam projectar noutros mundos, em novas dimensões, com outros horizontes… lugares onde a sua palavra Espiritual se tornou numa Intuição Sagrada onde não há tempo nem idade para findar…
Com acompanhamento do conjunto de guitarras do Prof. Jorge Silva, Jose Fialho apresenta- nos agora o seu primeiro projecto discográfico de titulo genérico 'VIVENCIAS'. Com imagens fotográficas e conceito gráfico do Arquitecto Manuel Cabido Mota, este seu primeiro disco mostra- nos alguma poesia do artista mas acima de tudo revela- nos a alma fadista do autor onde as suas vivencias se retratam nos seus poemas. A sua peculiar voz interpreta neste Cd alguns fados 'clássicos' mas o natural destaque vai para os quatro temas com letras de sua autoria.
Meu coração está perdido
Minh´Alma perdida está
E o meu fado sem sentido
Ninguem sabe onde andará