Guitarradas II - Varios
Descrição
A designação da Guitarra tem diversas origens: há quem defenda que advém do vocábulo grego Kythara, que mais tarde os latinos converteram em Cithara.
Mas há quem, discordando desta opinião, defenda que deriva sim de Cythara, o antigo nome da ilha grega Cerigo, a qual era considerada como o paraíso da poesia e do amor, e na qual existia um templo dedicado a Vénus.
Como esta matéria não reúne qualquer consenso, há ainda quem prefira acreditar que a origem do nome guitarra remonta à Idade Média, sendo a sua invenção e construção da responsabilidade de um mouro espanhol que daria pelo nome de Al-Guitar.
Autores e compositores Portugueses - como Pedro Caldeira Cabral e António Portugal, entre outros, defendem que a actual guitarra portuguesa resulte de uma fusão entre dois instrumentos: O Cistro Europeu, ou Cítara (utilizado em toda a Europa Ocidental durante o Renascimento, que apresenta uma forma extremamente semelhante e até, em alguns casos, o mesmo número de cordas e afinações que a guitarra, e que terá sido introduzido em Portugal no século XVI) e a Guitarra Inglesa (aqui introduzida no século XVIII, no Porto, difundindo-se depois rapidamente a norte de Coimbra). Isto poderá explicar as diferenças de construção, de estrutura e de afinação entre a guitarra de Coimbra, com origem no Porto e a de Lisboa.
Seria então que um construtor anónimo do século XIX, respeitando o instrumento anterior, adapta as cabeças da viola de arame à guitarra e, como estas tinham doze cordas, viu-se obrigado a alterar o encordoamento, redistribuindo-as em seis ordens de cordas duplas e adicionando cordas de aço aos bordões. Esta foi, seguramente, a maior transformação de todas, e aquela que mais terá contribuído para que a guitarra adquirisse a especificidade que lhe conhecemos hoje, com doze cordas e cravelhas.
A Guitarra Portuguesa tem em Carlos Paredes a sua maior expressão. Porém não podemos esquecer autênticos Mestres da execução deste instrumento.
A OVAÇAO, que detém no seu vasto catálogo verdadeiras preciosidades deste tão prestigiado e popular género musical edita agora mais esta fabulosa colectânea:
Aprecie o génio de guitarristas célebres António Bessa, Francisco Carvalhinho, Jorge Fontes. Manuel Mendes ,Sidónio Pereira e Fontes Rocha.
Baladas, as célebres ‘variações’ e arranjos surpreendentes para os clássicos ‘Love Story’ e ‘Tema de Lara’ são registos únicos.