Grupo Folclórico da Boavista - Entre Montes e Aldeias

4,99  (IVA incluído)
o custo de entrega não é incluído
Código produto - SKU 5603495879769
Disponível

Descrição

(Portalegre – Alto Alentejo) 

Entre Montes e Aldeias” 

O folclore do Alto Alentejo caracteriza-se pela harmonia das melodias, a poesia das cantigas e o timbre distinto das vozes. Canta-se numa evocação à vida, ao amor, ao timbre distinto das vozes. O Grupo Folclórico e Cultural da Boavista foi fundado em 1967. Apareceu como uma necessidade absoluta de salvaguardar e divulgar os usos, costumes e tradições das gentes serranas da Serra de S. Mamede. Os trajes denunciam um gosto particular na confecção esmerada das vestes de festa, especialmente, sem desprimor para a indumentária mais habitual. O Grupo Folclórico e Cultural da Boavista, fundado em 1967, apareceu como uma necessidade absoluta de salvaguardar e divulgar os usos, costumes e tradições das gentes serranas da Serra de S. Mamede. Assumindo um lugar de destaque na representação tradicional da região de S. Mamede, o Grupo mantém há quatro décadas o mesmo espírito que presidiu à sua formação: a salvaguarda e divulgação dos costumes e tradições das gentes serranas de S. Mamede. Um objectivo seguramente prezado e levado a cabo num adequado e prestigiante trabalho de representação etnográfica e folclórica. Da pesquisa que vem efectuando, possui no seu repositório preciosos exemplares do modo de trajar, de cantar, de tocar e de balhar no início do século XX, tais como: Azeitoneira; Boieiro Ceifeiro; Gadanheiro; Malhador; Mondadeira; Pastor; Tirador de cortiça; Lavrador ou Trajes Domingueiros e de Festa.

No que diz respeito às modas o Grupo Folclórico e Cultural da Boavista apresenta-nos as tradicionais: Saias; Balhos de terreiro: Viras ou modas viradas; Balhações de inspiração palaciana; Balhações com marcações de roda, coluna ou quadrilha

Já com três discos gravados e inúmeros prémios, dos quais se destacam: 1º Prémio no I Concurso de Danças e Cantares do Alentejo; 2º Prémio no VII Festival Nacional de Folclore de Lisboa ou a Medalha de Ouro de Mérito municipal pela Câmara Municipal de Portalegre, o Grupo Folclórico e Cultural da Boavista, apresenta-nos um novo registo, sob a chancela da Ovação, onde os cantares e danças típicas que se faziam em Portalegre, principalmente, no início do século XX, voltam a ser a imagem de marca da excelente música e dança praticada pelo Grupo Folclórico e Cultural da Boavista.

Um disco em que as modas, os balhos e as cantigas à desgarrada, transportaram-nos aos tempos em que, cantando, se faziam declarações de amor e pedidos de casamento ou se desdenhava de alguém.

Detalhes

SKU
5603495879769
Categorias
Peso
0.12