Fernando Girão - Olhos nos Olhos
Descrição
Olhos nos Olhos
Eu sou da tribo dos que falam
Que não calam ideias
Que não temem ameaças, represálias, caras feias
Somos nós que incomodamos
Quem não quer ser incomodado
Somos da terra do Fado
E temos muito a Dizer
Fernando Girão (Tribo dos Que Falam)
Por isso, porque Fernando Girão é dos que falam, dos que não calam ideias, a Ovação acaba de reeditar um disco, que é um marco na sua longa carreira de compositor, interprete, produtor e poeta.
Por isso, porque Fernando Girão é dos que incomodam quem não quer ser incomodado, o disco intitula-se “Olhos nos Olhos”. Assim mesmo. Um outro olhar. Frontal. Decisivo. Definitivo. Olhos nos Olhos é um projecto de sedução que contém temas que nos tocam pela sua beleza, simplicidade e até pela sua cumplicidade.
E no entanto ...neste disco também Fernando Girão se deixou seduzir...pelas novas tecnologias das quais faz um amplo uso dos recursos do nosso tempo, com samplers, loops, midis, gravações digitais entre outros “brinquedos” em que sem cessar revê a sua música.
Olhos nos Olhos é um outro olhar sobre a sua carreira como compositor. Ao longo dos anos Fernando Girão tem visto as suas canções gravadas por Artistas em muitos países (Espanha, Estados Unidos, Brasil, México, França, Itália, entre outros), tendo atingido vendas respeitáveis e lugares elevados nas respectivas tabelas. Ao nosso lado em Espanha German Copinni elevou “Alien Divino” (popularizado como “aqui já não dá”) ao primeiro lugar das vendas durante semanas. Era já hora de gravar, ele mesmo, as canções que apaixonaram outros, recuperando ainda a esquecida tradição de declamador, quase Trovador, ao musicar o poema “Ser Lusitano”. Mas não se pense que não existem novas canções. Ouça-se “O Mundo Inteiro”, “Tribo dos que Falam”, “Leis do Coração” ou “Escritores Anónimos” para tirar todas as dúvidas acerca do fulgor criativo que invade Fernando Girão de cada vez que mete mãos à obra num novo projecto.
Com “Olhos nos Olhos”, Fernando Girão atinge mais um ponto alto na sua carreira, com um disco capaz de nos envolver nas suas belas melodias e agarrar os sentidos, seduzindo-nos com poemas e mistérios de que é interprete inigualável.