Alfredo Marceneiro - 3 Gerações do Fado (DVD)
9,99 €
(IVA incluído)
o custo de entrega não é incluído
Descrição
- 3 Gerações do Fado
- Após várias tentativas de fazer um programa de Televisão sobre Marceneiro, sempre em vão, é graças à intervenção de Carlos do Carmo que Henrique Mendes ao iniciar uma nova fase nas suas actividades na RTP, como produtor, conseguiu finalmente em 1967 convencer o "Alfredo Marceneiro" a enfrentar as câmaras. E não foi tarefa fácil.
- Em 1979, Alfredo Marceneiro já com oitenta e oito anos de idade, acede ás solicitações do seu neto Vitor Duarte, então produtor cinematográfico, para a realização de um programa para a RTP (o projecto foi aprovado por Luís de Pina e Fialho Gouveia). Este programa contava, também com a presença do seu filho Alfredo Duarte Jr., do neto e foi intitulado:
- "ALFREDO MARCENEIRO
- — Três Gerações de Fado"
- Ora se dez anos antes já tinha sido complicado fazer com ele um trabalho deste tipo, e a sua atitude em relação à televisão já está bem acima explícito, calcule-se o que foi preciso de persuasão para conseguir, nesta altura, filmá-lo. Enquanto eram depoimentos seus não havia grande problema, mas quando chegava a vez de cantar é que era ouvi-lo irritado, dizer: "Então a luz? Então querem que eu cante com esta luz toda... Eu que fui o iniciador de se apagar as luzes para cantar o fado!"
- Foi um difícil problema de resolver, mas graças ao Director de Fotografia Carlos Gaspar e aos óptimos técnicos de laboratório da RTP conseguiu-se imprimir a película com um mínimo de iluminação.
- O programa foi exibido em 14 de Janeiro de 1980 e mais uma vez o grande público gostou de reviver Marceneiro.
- O conhecido crítico de televisão Mário Castrim escreve no Diário de Lisboa:
- MARCENEIRO, ou quando o fado pobre se transforma em ouro
- " O maior no Fado é o Marceneiro. Aqui está uma das poucas verdades incontroversas que há no mundo.
- Vivo o tivemos ontem connosco. Vivo: na sua humanidade, na sua arte, naquilo que pode desde já considerar-se como a melhor reportagem sobre o fadista.
- Em parceria com a RTP , após imensa pesquisa, conseguimos reunir neste DVD momentos únicos que, legítimamente, estão a partir de agora disponíveis para todos os que gostam de fado e, essencialmente para todo o universo de pessoas que têm Alfredo Marceneiro e os seus descendentes como 'referência' obrigatória.
- Mais que um DVD musical é, acima de tudo, um retrato fiel da personagem de Alfredo Marceneiro.
- Imagens de ternura e afecto com a sua família, momentos em que a verdadeira alma fadista transpira, celebrados pela garra fadista das interpretações do filho Alfredo Duarte Jr. e do seu neto Vítor Duarte.
- Alfredo Marceneiro fala do fado com 'sabedoria' sem perder a peculiaridade que lhe é reconhecida. Encanta- nos com algumas lições fadistas mas, acima de tudo, deixa- nos o testemunho vivo de como se canta o fado de verdade!
- Com realização de Luís Gaspar e produção de Vítor Duarte,o DVD que a OVAÇÂO agora edita
- é sem qualquer dúvida um marco importante para a história do fado.