A Voz dos Poetas (CD + Livro)
Descrição
A Voz dos Poetas (CD + Livro)
É com natural orgulho que a OVAÇAO edita esta fantástica obra discográfica.
O digibook 'A Voz Dos Poetas' resulta duma parceria entre a SPA e a nossa editora.
Em boa hora a SPA decidiu promover a gravação de um CD com poemas de algumas das vozes mais representativas da poesia portuguesa contemporânea que são também cooperadores dessa instituição e representam diversos momentos e tendências da criação poética em Portugal.
A ediçao não pretende ser uma antologia nem trazer um novo olhar sobre a produção poética contemporânea. Este CD é um acto cultural de resistência onde a poesia tem sido e continuará a ser uma arte maior, apesar de cada vez se editar menos poesia e de não se dar a atenção devida aos poetas e ao que eles sentem no presente.
Os maiores poetas portugueses do século XX, de Miguel Torga a Eugénio de Andrade, de Sophia de Mello Breyner a Alexandre O'Neill e Humberto Helder foram também lembrados e celebrados neste simbólico acto cultural que conseguiu juntar os poemas na voz dos seus autores e lembrando que, sem a voz dos poetas, num país que sempre foi de poetas, todos ficamos mais pobres e indefesos.
Reunimos assim 48 poemas nas vozes dos grandes autores: Alice Vieira, António Rebordão Navarros, António Torrado, Casimiro de Brito, Jaime Rocha , Joaquim Pessoa, José Fanha , José Jorge Letria, Luísa Ducla Soares, Maria Teresa Horta, Mário Cláudio, Teresa Rita Lopes, Vasco Graça Moura e Yvette K. Centeno.
O Digibook com 30 páginas, tem textos biográficos de apresentação da responsabilidade da investigadora Teresa Carvalho, da Universidade de Coimbra e imagens de todos os poetas do consagrado fotógrafo Inácio Ludgero.
Sobre esta obra, nada melhor que recorrer ao que o Presidente da SPA José Jorge Letria escreveu :
“Este CD é um dos rostos possíveis de uma instituição com 90 anos de vida que renasce e se transfigura sempre que um destes poemas ganha assas para vencer o tempo e voar mais alto na libertadora companhia do vento. Com "A Voz dos Poetas" teremos sempre força e razão para chegar mais alto e mais longe, porque a poesia nasce sempre para ficar e nos engrandecer”